terça-feira, 27 de novembro de 2018

Inverno: enquanto uns acreditam em chuvas dentro ou acima da média normal, outros temem

Crédito da foto: Foto ilustrativaInverno é esperado pelo sertanejo
JORNAL DE FATO/ Fabiano Souza
A possibilidade de chuvas dentro da média normal ou um pouco acima para boa parte do semiárido nordestino é vista com otimismo pelo meteorologista Luiz Carlos Molion, aposentado pela Universidade Federal de Alagoas (UFA), ao afirmar que, de acordo com o método de previsão por similaridade, 2019 será um ano de inverno favorável na Paraíba e Rio Grande do Norte, embora o sertão do estado paraibano ainda possa sofrer com uma redução nas precipitações, de 15% a 20% abaixo da média histórica.
“Tenho notado que as frentes frias estão chegando até a região equatorial e, nessas circunstâncias, há tendências de se ter na Paraíba e no Rio Grande do Norte chuvas na média ou até acima do normal. Eu diria que 2019 não deve ser um ano muito crítico, nada parecido com o que já passamos em 2015, 2016 e 2017, que foi o período mais seco dos últimos 20 anos”, afirma Molion.
O meteorologista prevê ainda que 2020 seja o ano de “salvação da lavoura”, pois embora 2018 e 2019 sejam anos chuvosos, a seca que perdurou por mais de seis anos deixou resquícios na maior parte dos reservatórios do estado e isso só deve voltar a se regularizar com o período chuvoso de 2020.
Por outro lado, alguns meteorologistas se mostram mais cautelosos e acreditam que, de modo geral, os estados do Nordeste poderão ter chuvas abaixo da média histórica em 2019, isso porque a possibilidade da ocorrência de um El Niño no fim de 2018 e início de 2019 chega a 70%, segundo o Centro de Previsão Climática do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), dos Estados Unidos.
O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Essas alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.
O fenômeno, mesmo com fraca intensidade, tem potencial de influenciar a distribuição das chuvas na chamada quadra chuvosa no Ceará, que compreende os meses de fevereiro a maio.
“A probabilidade (de chuvas mal distribuídas e abaixo da média) é alta, sim. Mesmo que o El Niño não venha totalmente a se concretizar, só o fato de a gente estar com um viés mais quente no oceano Pacífico já vai deixar as chuvas mais irregulares e este período tende a ser complicado para o Ceará e o Nordeste”, explicou Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo.
Segundo ela, para os meses de novembro e dezembro, a possibilidade da ocorrência de um El Niño é alta. “O fenômeno pode se iniciar com uma cara de Modoki (com efeitos mais brandos) por conta da temperatura da costa do Peru, que deve seguir um pouco mais baixa. Depois, a gente segue para um fenômeno mais clássico", explica.
Reservas hídricas do RN estão com 24% de sua capacidade
Na semana passada, o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso, afirmou que as reservas hídricas do RN têm capacidade de manter o abastecimento até meados de setembro de 2019. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, principal reservatório do estado, não corre risco de entrar em volume morto ainda neste ano de 2018 ou mesmo antes do período chuvoso do próximo ano. Segundo ele, mesmo que não ocorra qualquer recarga no inverno de 2019, a barragem ainda conseguirá chegar ao mês de setembro de 2019 antes de entrar em volume morto.
Josivan Cardoso disse também que não se pode prever um eventual colapso no abastecimento do RN.
Ele esclarece que no período anterior à quadra invernosa deste ano, o estado chegou a ter apenas 12% do total das reservas hídricas estaduais superficiais nos grandes reservatórios, que são monitorados pelo Igarn. Consequentemente, isso prejudicou o abastecimento de diversas cidades potiguares, além dos usos diversos e produções, porque realmente não havia água em quantidade e qualidade para manter o abastecimento dentro de uma regularidade.
“Neste ano, estamos com 24% do total das nossas reservas hídricas, estamos mantendo todo o controle realizando o monitoramento cotidiano dos volumes, fiscalizações para coibir usos indevidos, realizando rodízios em cidades com maior dificuldade de abastecimento e algumas cidades com o uso dos carros-pipa, devido à já entrada em colapso, pois a situação hídrica é regionalizada. Não se pode estimar um colapso de uma maneira geral porque em algumas regiões os reservatórios tiveram melhor recarga e poderão manter o abastecimento”, disse.

RN possui 1.509 barragens, mas apenas 515 têm cadastro
De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), o Rio Grande do Norte possui o cadastro de 515 barragens distribuídas por todas as regiões do estado. O RN possui, ainda, 125 barragens que são outorgadas, outras 354, que têm o empreendedor identificado, 250 submetidas ao Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e 265 sem informação.
Os números fazem parte do Relatório de Segurança de Barragens – 2017 (RBS), divulgado na semana passada. Ainda de acordo com o RBS, existem no território potiguar 1.509 barragens.
O maior problema enfrentado pelo Igarn, segundo consta o próprio relatório, é a falta de pessoal e equipamentos.
Mesmo assim, o Relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que, mesmo com a fiscalização precária, os órgãos fiscalizadores, como Igarn e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), conseguiram identificar cinco barragens com risco de desabamento no estado.
De acordo com os técnicos, há problemas de baixo nível de conservação, insuficiência do vertedor e falta de documentos que comprovem a estabilidade da barragem.
Enfrentam problemas as barragens de Barbosa de Baixo (Caicó), Riacho do Meio (Equador), Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Marechal Dutra “Gargalheiras” (Acari) e Calabouços (Passa e Fica).
Duas das três barragens com risco já estão recebendo recursos para reparação dos danos.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Mairton França, em contato com a reportagem do DE FATO, disse que a barragem Passagem das Traíras já teve a licitação para o projeto de avaliação dos danos concluída e, em breve, será assinada a ordem de serviço. Com relação à barragem de Calabouços, ainda não há recursos no orçamento para abrir a licitação.
Já com relação ao Marechal Dutra “Gargalheiras”, ele disse que o reservatório é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “A obra do Gargalheiras é de responsabilidade do Dnocs. O departamento, de fato, já disponibiliza recursos e não sei por que a obra não começou, mas não cabe a nós falarmos sobre isso. Sei que o Dnocs tem a intenção de ampliar e recuperar as fissuras que há na parede da barragem. O projeto está pronto e já poderia ter sido licitado. Mas, cabe ao órgão responder”, disse Mairton França.

Número de barragens com risco de desabamento aumenta de 25 para 45
Informações do Relatório de Segurança de Barragens – 2017 (RBS) mostram que aumentou de 25 barragens, em 2016, para 45 em 2017, de áreas com risco de desabamento no país. A maioria está localizada nas regiões Norte e Nordeste, em estados como Acre, Alagoas e Bahia e Rio Grande do Norte. De acordo com os técnicos, há problemas de baixo nível de conservação, insuficiência do vertedor e falta de documentos que comprovem a estabilidade da barragem.
No país, há um cadastro que reúne 24.092 barragens para diferentes finalidades, como acúmulo de água, de rejeitos de minérios ou industriais e para geração de energia.
Do total de barragens cadastradas no Brasil, 13.997, ou 58%, possuem algum tipo de autorização dos órgãos responsáveis para construção, no caso do Rio Grande do Norte, do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN).
O relatório mostra ainda que em mais de 97% das barragens existentes, o empreendedor é reconhecido, o que demonstra que as “barragens órfãs” são um problema localizado nos estados da Paraíba (222), Rio Grande do Norte (170) e Bahia (104).

Telhados de prédios públicos devem ser adaptados para aproveitar água de chuva
Na última terça-feira (20), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou o projeto de lei que torna obrigatória a instalação de sistemas de aproveitamento de água da chuva na construção de prédios públicos de propriedade da União. Além disso, o texto também impõe a instalação de telhados verdes, que contam com a aplicação de uma vegetação sobre a laje.
Segundo o autor do projeto de lei, senador Wilder Morais, a água captada das chuvas vai para descargas em vasos sanitários, irrigação de gramados e plantas ornamentais, limpeza de pisos e pavimentos, além de espelhos d’água.
“O nosso projeto visa aquilo que em muitos da iniciativa privada, muitos dos condomínios já utilizam. Que a gente possa ter um reservatório para várias atividades, tanto para jardim, para limpeza, para várias atividades.”
De acordo com o senador, é preciso mais ações de controle como essa para contribuir com o equilíbrio hidrológico e que minimizem os impactos da urbanização.
Já a professora Conceição de Maria Albuquerque Alves, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, acredita que esse tipo de decisão não necessariamente vai ser acertado em toda e qualquer situação, pois existem prédios da União tanto no Distrito Federal, onde há períodos de estiagem, sem chuva, como em várias localidades do país.
“Quanto mais longo for esse período de estiagem entre uma chuva e outra, mais problemático vai ser o dimensionamento do reservatório. Ele vai ter que ser maior para poder aguentar ou segurar vários dias de uso daquela água sem nenhuma chuva nova. Então, eu não acho que seja algo a ser indicado por meio de um projeto de lei. Determinar amplamente a adoção sem essa análise, a gente tem que enxergar com uma certa dúvida.”
O projeto de lei, que foi aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura, ainda vai ser analisado pelo Plenário do Senado.
 Inep registra índice de abstenção no Enade de 16,2%
ENEM 2018: Professor dá dicas para candidatos que vão fazer a prova

Inep registra índice de abstenção no Enade de 16,2%

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um balanço positivo da realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 1.385 municípios de todo o país.
“Não tivemos nenhuma ocorrência grave”, disse Maria Inês Fini, presidente do Inep. Apenas seis estudantes tiveram a prova eliminada, por portar aparelho celular no momento da aplicação. Em apenas três locais houve interrupção da prova por causa da queda de fornecimento de energia elétrica.
Conforme o instituto, vinculado ao Ministério da Educação, 461,8 mil alunos realizaram provas em 27 áreas do conhecimento. Quase 89 mil estudantes (88.997) deixaram de fazer a prova. O índice de abstenção foi de 16,2% menor do que o verificado na edição de 2015 do exame (18,6%).
As provas foram aplicadas em estudantes formandos nas áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e em cinco áreas de cursos superiores de tecnologia.
Os exames são aplicados em sistema de rodízio de área de conhecimento. Os grupos de provas são aplicados a cada triênio. No próximo ano, a previsão é de provas na área de saúde, ciências agrárias e quatro outras áreas de cursos superiores de tecnologia.
Segundo Fini, a aplicação em 2019 está garantida independentemente da mudança de governo. “É uma política de Estado”, lembrou ao elencar os diversos exames que o Brasil passou a realizar nas últimas duas décadas.
O gabarito das questões objetivas e os critérios de correções discursivas serão divulgados pelo Inep na próxima quarta-feira (28). Os resultados individuais do desempenho dos estudantes nas provas e as avaliações dos cursos serão divulgados em 30 de agosto do próximo ano.
O edital de convocação do Enade prevê que os alunos que tenham perdido a prova neste domingo (25) poderão pedir dispensa do exame. O prazo para solicitação é de 2 a 31 de janeiro de 2019.
A regra do exame estabelece dispensa para estudantes que no momento da prova estiveram trabalhando, realizando algum concurso público ou foram internados ou receberam atendimento médico de emergência.

Agência Brasil

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Prestação de contas de Natália Bonavides tem doador que já morreu e do Bolsa Família

Segundo o parecer técnico – conclusivo - da Comissão de Análise de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral existe uma série de fraudes na prestação de contas da petista. Em nota, a deputada federal eleita afirma que não há irregularidades
Crédito da foto: Elpidio JúniorNatália Bonavides foi eleita deputada federal com 112.998 votos
BLOG DO CÉSAR SANTOS
A vereadora natalense e deputado federal eleita Natália Bonavides (PT) vai ter dificuldades para explicar as contas de campanha à Justiça Eleitoral. Há forte suspeita de irregularidades que desafiará a Justiça na hora do julgamento.
Segundo o parecer técnico – conclusivo - da Comissão de Análise de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) existe uma série de fraudes na prestação de contas da petista.
A notícia foi dada em primeira mão pelo blog do Gustavo Negreiros. Segundo ele, “a primeira irregularidade que consta no documento aponta que houve descumprimento quanto à entrega dos relatórios financeiros de campanha no prazo estabelecido pela legislação eleitoral, em relação às seguintes doações (art. 50, I, da Resolução TSE nº 23.553/2017).”
O blogueiro noticia que “também consta na prestação de contas de Natália R$ 210,00 doados pelo motorista Ildefonso Soares da Silva que já está falecido conforme o relatório.”
A defesa alegou que houve uma confusão por ele ter vendido um veículo a Marcelino Lima de Lira, que teria sido o doador, que não teria providenciado a transferência.
Porém, os técnicos do TRE não se convenceram.
“Em que pese os argumentos apresentados, cumpre informar que o apontamento trazido por esta Comissão é fruto do cruzamento de dados com a base da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que pode ser confirmado pela documentação apresentada pelo examinado à ocasião de sua prestação de contas final (Anexo I – ID 2891212), na qual constata-se o preenchimento e assinatura do termo de cessão pelo doador falecido, inclusive, tendo prestado serviço de motorista (ILDEFONSO SOARES DA SILVA)”, diz  documento.
“Dessa maneira, registre-se que a presente irregularidade é grave, geradora de potencial desaprovação, que denota a ausência de consistência e confiabilidade nas contas prestadas, uma vez que submetidas a outros elementos de controle, hábeis a validar/confirmar as informações prestadas, resultaram na impossibilidade de atestar sua fidedignidade e a real origem dos recursos declarados, podendo implicar na conclusão pela eventual omissão de receitas”, analisou.
As contas de Natália também apontam a existência de um doador (R$ 1 mil) como beneficiário do Bolsa Família, programa social para pessoas bem carentes. O doador foi identificado como “Carlos GO”. Além dele, apareceu no relatório doações de dez desempregados que totalizam R$ 1.110.
O parecer conclusivo da Comissão de Análise de Contas Eleitorais será encaminhado para análise da Corte Eleitoral. Em caso de desaprovação das contas pode abrir caminho para processo de cassação de mandato de Bonavides.
Natália Bonavides foi uma das surpresas das eleições deste ano, tendo sido eleita deputada federal com 112.998 votos, superando, inclusive, o favorito do PT que era o deputado Fernando Mineiro.

DEFESA
Com a repercussão da notícias, Bonavides, através do seu advogado André Castro, emitiu nota de esclarecimento.
Leia:
Em face das notícias recentemente veiculadas sobre a prestação de contas da Vereagdora e Deputada Federal eleita Natália Bonavides, com a intenção de evitar desinformação, é necessário esclarecer ao publico:
Não ocorreu ainda o julgamento da prestação de contas, havendo apenas um parecer do corpo técnico do TRE/RN que ainda será analisado pelo Ministério Público Eleitoral, pela própria Justiça Eleitoral e pela defesa da candidata, o que, certamente, afastará qualquer dúvida sobre a regularidade das contas;
Todas as questões apontadas pelo corpo técnico do TRE/RN no processo de prestação de contas foram devidamente explicadas em manifestação já apresentada nos autos;
Sobre a cessão de veículo de propriedade da pessoa de Idelfonso Soares da Silva, ficou devidamente esclarecido que o responsavel foi seu atual proprietário, Sr. Marcelino Lima de Lira e que não houve qualquer prestação de serviços de motorista atrelada à essa cessão ou a essas pessoas;
A suposta existência de doador cadastrado no “bolsa família” foi causada por um erro de digitação no número do CPF do doador. O erro já foi retificado e esclarecido, sendo o doador real um advogado;
Por fim, a hipotética existência de doadores desempregados não passa de mais um equívoco. Todos os doadores listados são professores ou aposentados da Petrobrás, o que também está sanado e devidamente explicado.
A defesa de Natália Bonavides esclarece que está a disposição para prestar à Justiça Eleitoral qualquer esclarecimento adicional que seja eventualmente necessário, e expressa a sua confiança de que a Justiça prevalecerá com a obtenção da aprovação de sua prestação de contas.
André Castro - Advogado."
Câncer: segunda causa de morte entre crianças e adolescentes
cancer

Câncer: segunda causa de morte entre crianças e adolescentes

O câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no país, atrás apenas das mortes por acidente. Entre as doenças, é a que mais mata nesta faixa etária. Para 2019, são esperados mais 12,5 mil novos casos. A boa notícia, entretanto, é que, em crianças, o potencial de cura é ainda mais alto do que nos adultos, devido ao tipo de células que atingem.
As chances de cura são de 80%. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado ontem (23) e criado há 10 anos para conscientizar sobre a doença, a chefe da pediatria do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Sima Ferman, destaca a importância do diagnóstico precoce.
“Os tipos mais comuns que ocorrem em crianças são as leucemias, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas. Mas também há outros tumores que são muito característicos que ocorrem em crianças. Todos eles são relativamente raros, se for comparar com os que acontecem nos adultos. Mas eles assumem uma importância muito grande porque são altamente curáveis e, quanto mais precocemente for feito o diagnóstico, eu vou poder curar essas crianças com menos tratamento”, disse.
Sima explica que as dificuldades para o diagnóstico são maiores em crianças do que em adultos pelos sintomas muito parecidos com doenças comuns. No entanto, a garantia de mais recursos, mais profissionais e estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a maior parte das crianças é tratada, poderia garantir mais sucesso.
“O que temos que pensar é que câncer na criança é um problema de saúde pública. Há necessidade realmente de um grande investimento. É necessário ter centros especializados na atenção à criança em todo o Brasil e mais próximos aos locais onde as crianças vivem”, afirma a médica.
Sandra Nóbrega conhece bem de perto o drama das famílias que precisam se deslocar vários quilômetros para se tratar na capital. Fundadora e diretora da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, que acolhe pacientes e seus familiares no Rio, ela reforça que o grande desafio é de fato mais estrutura. “Os diagnósticos precoces ainda estão muito falhos. Não é rápido o resultado dos exames nos postos de saúde”, conta.
O direito à cultura para as crianças e adolescentes com câncer associado ao direito à saúde pública de qualidade estão também no topo da preocupação de uma organização que conhece de perto as dores e sorrisos das crianças com câncer. Ronaldo Aguiar, diretor artístico da Doutores da Alegria, conta o relato de uma mãe e se associa à defesa de que é preciso mais saúde pública.
“As pessoas não sabem da importância do SUS. Ter um sistema único de saúde, que é universal e atende todos os tipos de doença. A saúde é um direito”, disse Aguiar.
Diferente dos adultos, nos quais muitas vezes o câncer está associado também a hábitos de vida, nas crianças é mais difícil falar em prevenção, pois não há uma relação estabelecida entre causa e efeito. O Inca reforça que a melhor forma de controle é o diagnóstico precoce a partir de um acompanhamento médico regular.

sábado, 24 de novembro de 2018

Paróquia divulga programação completa da Festa de Santa Luzia 2018; confira

Crédito da foto: Divulgação/Paróquia de Santa LuziaA tradicional procissão encerra a Festa de Santa Luzia sempre no dia 13 de dezembro
A Paróquia de Santa Luzia divulgou nesta sexta-feira, 23, a programação completa da Festa de Santa Luzia 2018. A festa ocorre de 2 a 13 de dezembro com missas, novenas, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e a tradicional procissão de Santa Luzia, além de shows culturais, Abraço à Cidade, Micareta da Luz, pedalada, cavalgada, caminheiros da luz, corrida, cavalgada, motorromaria, eventos esportivos, Oratório de Santa Luzia e shows com a Big Banda do Sesi e a dupla Italo & Renno.
O primeiro evento da edição 2018 será a Micareta da Luz 2018, com concentração às 18h, na Matriz de São Manoel. A banda BDB fará a animação no ponto de concentração. A saída será às 18h, com trio elétrico e animaço da Banda Divina Luz. Após a chegada à Catedral, Santa Missa e um ensaio geral do Oratório de Santa Luzia.
No dia 3 ocorrerá o tradicional Abraço à Cidade, com início às 6h, na Ilha de Santa Luzia. Serão realizadas 26 paradas em vinte e seis capelas da cidade. O objetivo é anunciar a Festa de Santa Luzia 2018 para toda a comunidade.
A abertura oficial da Festa de Santa Luzia também será no dia (03) de dezembro e terá início às 19h30 no Adro da Catedral de Santa Luzia, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, pregador Dom Antonio Carlos Cruz, Bispo Diocesano de Caicó. A solenidade oficial terá o show da Big Band do Sesi.
Na terça-feira, dia 04, terá inicio o novenário e a apresentação do Oratório de Santa Luzia, no Adro da Catedral. O espetáculo completa neste ano 18 anos. A realização do espetáculo passou a ser de corresponsabilidade da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró e do Colégio Diocesano de Santa Luzia.
Já no dia 8 haverá o Caminhoneiros da Luz. No dia 9 a festa apresenta a 12ª Cavalgada da Luz e a 11ª Corrida de Santa Luzia. No dia 12 terá a 12ª Motorromaria da Luz.
Por fim, no dia 13 ocorre o encerramento da Festa de Santa Luzia com a tradicional procissão. Neste ano a imagem da padroeira da cidade sai da Paróquia São Paulo, no bairro Nova Betânia, até a Catedral, no Centro. Encerramento com a dupla Italo e Renno no adro.
A Festa de Santa Luzia 2018 traz como tema “ 50 anos d’A Igreja na presente transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II: Medellín.
Confira programação completa da Festa de Santa Luzia 2018

PROGRAMA GERAL
DIA 02/12 – DOMINGO
5h30 - ABRAÇO A CIDADE com saída da Capela da Ilha de Santa Luzia e chegada à igreja matriz de São Manoel às 18h
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
6h30 - 9ª PEDALADA DA LUZ com saída e retorno à Catedral de Santa Luzia
9h - Missa em comemoração ao início do Ano Jubilar dos 175 anos de fundação do Apostolado da Oração no mundo na Catedral de Santa Luzia
11h - Missa na Catedral de Santa Luzia
17h - Missa na igreja matriz de São Manoel
18h - 3ª MICARETA DA LUZ com concentração em frente à Igreja Matriz da Paróquia de São Manoel (av. Presidente Dutra)
19h - Missa na Catedral de Santa Luzia
21h - ORATÓRIO DE SANTA LUZIA (ensaio geral) no Adro da Catedral de Santa Luzia

DIA 03/12 – SEGUNDA – ABERTURA OFICIAL
19h30 - Missa e Solenidade Oficial da Abertura da Festa de Santa Luzia 2018 no Adro da Catedral de Santa Luzia
Preside: Dom Mariano Manzana, bispo Diocesano de Mossoró
Pregador: Dom Antônio Carlos Cruz, bispo Diocesano de Caicó
- Show com a BIG BAND do SESI no Adro da Catedral de Santa Luzia
Novenário

DIA 04/12 – TERÇA-FEIRA – 1° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: PAZ: "A paz não se acha, há que construí-la. O cristão é um artesão da paz".
NOITEIROS: Paróquia de São João Batista, Renovação Carismática Católica, Comunidade Obra de Maria, Rotary Club e SEAPAC
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Escola Municipal Nono Rosado (Costa e Silva)
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Padre José Alves Paiva Júnior (Ordenação dia 01/12/2018, Caraúbas)
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal
- ORATÓRIO DE SANTA LUZIA (estreia) no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 05/12 – QUARTA-FEIRA – 2° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: JUSTIÇA: " O amor é o dinamismo que deve mover os cristãos a realizarem a JUSTIÇA no mundo, tendo como fundamento a verdade e como sinal a liberdade".
NOITEIROS: Paróquia de São Manoel, Apostolado da Oração, ECC – Encontro de Casais com Cristo e Lions Clubs
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Escola Municipal Dr. José Gonçalves (São João da Várzea)
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Padre Marcílio Oliveira da Silva (Ordenação 23/11/2018, Pau dos Ferros)
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Padre Francisco Crisanto Borges de Araújo, Seminário Santa Teresinha e Paróquia São João Batista em Assu
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 06/12 – QUINTA-FEIRA – 3° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: EDUCAÇÃO: “A educação é efetivamente o meio-chave para libertar os povos de toda servidão e para fazê-los ascender de condições de vida menos humanas para condições mais humanas”
NOITEIROS: Paróquia São José, Vicentinos, Comunidade Obra Nova, Associação Santa Teresinha e Liga Contra o Câncer
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Capela de São Sebastião (Comunidade Passagem de Pedra)
- Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Mossoró
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Antoniel Alves da Silva, seminarista
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Padre Antônio Carlos Dantas, Paróquia de São José em Mossoró
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 07/12 – SEXTA-FEIRA – 4° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: JUVENTUDE: "A Igreja vê na juventude a constante renovação da vida da humanidade e descobre nela um sinal de si mesma"
NOITEIROS: Paróquia Menino Jesus, Terço dos Homens, Comunidade Terço da Sagrada Família, Projeto Reviver, Lar da Criança Pobre de Mossoró, Colégio Diocesano Santa Luzia
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros (Conjunto Redenção)
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Padre Gláudio Fernandes Costa, Área Pastoral de São Francisco das Chagas na Maísa
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Frei Gilmar Nascimento da Silva, Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Mossoró
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 08/12 – SÁBADO – 5° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: FAMÍLIA: “A doutrina do Concilio Vaticano II nos faz ver a urgência de a família cumprir sua tarefa de formar personalidades integrais”
NOITEIROS: Paróquia de N S da Conceição, Colégio Sagrado Coração de Maria, Legião de Maria, Terço da Redenção, Comunidade TotusTuus e Escoteiros
5h - OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO na igreja matriz do Alto da Conceição com procissão até a Catedral de Santa Luzia
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Capela Nossa Senhora de Fátima (Bom Jardim)
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
14h30 - 2° CAMINHONEIROS DA LUZ
1ª Concentração: Posto Olinda Shell (BR-304); 2ª Concentração: Posto Petrobras (Planalto); 3ª Concentração: Posto 30 de Setembro (Vingt Rosado). Grande encontro dos caminhões na igreja matriz do Alto de São Manoel para romaria cruzando a cidade.
16h - Novena
Pregador: Padre Lauro Freire Alves, Paróquia de São Paulo
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Padre Wescley Paulo Pereira de Melo
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 09/12 – DOMINGO – 6° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: CATEQUESE: "A catequese atual deve assumir totalmente as angústias e esperanças do homem de hoje, para oferecer-lhe as possibilidades de uma libertação plena, as riquezas de uma salvação integral em Cristo, o Senhor."
NOITEIROS: Filhos Ausentes e adotivos de Santa Luzia, Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Comunidade Boa Nova, Casa Papa Francisco, SEGUE-ME e Terço da Juventude
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
6h30 - Missa do Vaqueiro na Capela de São Pedro no Planalto 13 de Maio
- 12ª CAVALGADA DA LUZ com saída da Capela de São Pedro no Planalto 13 de Maio em direção à Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Centro de Evangelização Pe. José do Vale (Boa Vista)
10h - Bênção do Vaqueiro na Catedral de Santa Luzia
12h - Missa na Catedral
16h - 11ª CORRIDA DA LUZ com largada e chegada na Catedral de Santa Luzia
- Novena
Pregador: Cláudia Maria das Dores Almeida, coordenadora do Projeto Reviver Feminino
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Padre Charles Lamartine de S. Freitas, diretor da Faculdade Diocesana de Mossoró e diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 10/12 – SEGUNDA – 7° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: LITURGIA: "O gesto litúrgico não é autêntico se não implica um compromisso de caridade, um esforço sempre renovado por ter os sentimentos de Cristo Jesus."
NOITEIROS: Área Pastoral Sagrada Família, Comunidade Renascer, Comunidade Shalom, Comunidade Família Esperança e Equipes de Nossa Senhora
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Escola Municipal Niná Rebouças (Abolição IV)
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Padre Possídio Lopes dos Santos Neto, Paróquia de Pau dos Ferros
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, Paróquia de Sant’Ana da Diocese de Caicó
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado


DIA 11/12 – TERÇA-FEIRA – 8° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: MOVIMENTOS DE LEIGOS: "No seio do Povo de Deus, que é a Igreja, há unidade de missão e diversidade de carismas, serviços e funções".
NOITEIROS: Paróquia N Senhora de Fátima, Movimento Apostólico Mãe Rainha, Comunidade São Padre Pio, Nova Jerusalém Leiga e Faculdade Diocesana de Mossoró
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
9h - Noveninha de Santa Luzia
Local: Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio (Comunidade Barrinha)
12h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Padre Deivid Franklin de Aquino, Paróquia de Baraúna
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h30 - Novena
Pregador: Padre Paulo Henrique da Silva, vigário-geral da Arquidiocese de Natal
- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado

DIA 12/12 – QUARTA-FEIRA – 9° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: POBREZA DA IGREJA: "A Igreja da América Latina, dadas às condições de pobreza e subdesenvolvimento do continente, sente a urgência de traduzir esse espírito de pobreza em gestos, atitudes e normas, que a tornem um sinal mais lúcido e autêntico do Senhor."
NOITEIROS: Paróquia São Paulo Apóstolo, Focolares, Comunidade Veni Creator Spiritus, Comunidade Fides in Deum e Grupo MEJ – Mãos Ensanguentadas de Jesus
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia
12h - Missa e instituição de Leitores e Acólitos na Catedral de Santa Luzia
16h - Novena
Pregador: Padre Josenilton Hipólito de Araújo, Paróquias de Marcelino Vieira e Tenente Ananias
17h - Palco da Fé com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna
19h - 10ª MOTORROMARIA DA LUZ com concentração: Motoeste Honda (Avenida Presidente Dutra)
19h30 - Novena
Pregador: Dom Mariano Manzana, bispo Diocesano de Mossoró

- Oratório de Santa Luzia no Adro da Catedral de Santa Luzia
- Palco da Luz com shows de artistas locais na Avenida Dix-Sept Rosado
- SHOW com PADRE NUNES (de Natal) no Adro da Catedral de Santa Luzia
0h (meia-noite)
 - Procissão da Luz conduzindo a imagem de Santa Luzia até a Igreja Matriz da Paróquia de São Paulo Apóstolo e sede do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), no Nova Betânia.

DIA 13/12 – QUINTA – DIA DE SANTA LUZIA
2h - Missa na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo (após a Procissão da Luz)
5h - Missa na Catedral de Santa Luzia
6h30 - Missa na Catedral de Santa Luzia
8h - Missa na Catedral de Santa Luzia
10h - MISSA SOLENE na Catedral de Santa Luzia presidida pelo bispo Diocesano de Mossoró, dom Mariano Manzana
14h - Missa na Catedral de Santa Luzia
15h30 - Missa na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo no bairro de Nova Betânia
17h - Procissão de Encerramento com saída da imagem de Santa Luzia da Igreja Matriz da Paróquia de São Paulo Apóstolo e sede do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), no bairro de Nova Betânia
- Solenidade de Encerramento
- Grande Sorteio de Santa Luzia
- Show de Encerramento com a dupla Ítalo e Renno
Local: Adro da Catedral de Santa Luzia

DIA 16/12 – DOMINGO – ORDENAÇÃO DIACONAL
9h - Missa e Ordenação Diaconal na Catedral de Santa Luzia presididas pelo bispo Diocesano de Mossoró, dom Mariano Manzana:
- Carlos Ítalo Aires Nogueira
- José Mario Viana
- Antoniel Alves da Silva
- Miqueias Pascoal Lima
- Rafael Andrade da Silva
Indígenas temem mais retrocessos com governo de Bolsonaro
José Cruz / Agência Brasil
José Cruz / Agência Brasil

Indígenas temem mais retrocessos com governo de Bolsonaro

Participantes do VII Congresso Mesoamericano expressaram preocupação na última quinta-feira com os retrocessos contra os direitos dos povos indígenas no Brasil a partir de janeiro do próximo ano, após a posse de Jair Bolsonaro.
As lideranças indígenas que participam do evento também criticaram as polêmicas propostas do presidente eleito de aproveitar os recursos naturais em territórios demarcados e as declarações de Bolsonaro sobre o meio ambiente.
Segundo os participantes do congresso, Bolsonaro defendeu reiteradas vezes durante a campanha grandes produtores rurais e empresas de mineração que reivindicam posse sobre terras de reservas indígenas.
Levi Sucre, costa-riquenho da etnia Bri Bri e coordenador da Aliança Mesoamericana de Povos e Florestas (AMPB), que organiza o congresso, disse a jornalistas que o momento é de analisar a situação e exigir que Bolsonaro respeite os direitos dos indígenas.
Sucre alertou a comunidade internacional sobre a “intensificação de uma política mais agressiva, que está pondo em risco nossos direitos como povos indígenas, nossos recursos naturais e as florestas onde convivemos desde os nossos ancestrais”.
Além disso, o coordenador da AMPB declarou que a entidade irá resistir a qualquer atropelo e se solidarizar com os “irmãos brasileiros e de qualquer país do mundo que seja alvo de perseguição ou de ataques para defender seus direitos”.
Líder do grupo Povos Indígenas do Brasil, Valeria Paye disse ontem no Panamá que está preocupada com as declarações de Bolsonaro, que, segundo ela, “motivaram criminalização de nossos líderes e a liberação de territórios que já estão demarcados para que possam entrar as empresas e o capital”.
“E há também o anúncio feito pelo presidente (durante a campanha) que não somente não vai demarcar novos territórios indígenas, mas vai acabar com o ativismo dos movimentos sociais. Os indígenas é o primeiro movimento que está ameaçado”, ressaltou.
No Brasil, cerca de 600 reservas indígenas, equivalentes a 13% do território nacional, estão demarcadas, mas existem muitas outras áreas reivindicadas por tribos a espera de delimitação.
Também preocupa, segundo Paye, o anúncio de Bolsonaro de retirar o Brasil do Acordo de Paris sobre a Mudança Climática. O presidente eleito, no entanto, recuou e já afirmou que o país seguirá fazendo parte do pacto.
“Isso nos preocupa e viemos aqui discutir nesse encontro”, afirmou a ativista.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV em Mossoró
Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV em Mossoró

Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV em Mossoró

No próximo dia 05 de dezembro o sinal analógico de televisão será desligado em Mossoró. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará sem ver TV.
As famílias devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 39 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que p ermitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
Para tirar dúvidas, além desses canais, a população pode visitar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Rio Grande do Norte tem cinco barragens sob ameaça de desabamento

Crédito da foto: Anderson Barbosa/G1 RNGargalheiras, em Acari, aparece com risco de desabamento em relatório anual da ANA
Fabiano Souza/Da Redação
Relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que aumentou de 25 barragens, em 2016, para 45 em 2017 o número de áreas com risco de desabamento no país. A maioria está localizada no Norte e Nordeste, em estados como Acre, Alagoas e Bahia e Rio Grande do Norte. De acordo com os técnicos, há problemas de baixo nível de conservação, insuficiência do vertedor e falta de documentos que comprovem a estabilidade da barragem.
No Rio Grande do Norte, enfrentam problemas as barragens de Barbosa de Baixo (em Caicó), Riacho do Meio (Equador), Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Marechal Dutra “Gargalheiras” (Acari) e Calabouços (Passa e Fica).
As informações constam do Relatório de Segurança de Barragens 2017 (RBS), de 84 páginas, coordenado anualmente pela ANA, divulgado nesta segunda-feira (19). No período coberto pelo relatório foram identificados 14 episódios de acidentes e incidentes, sem registro de morte.
O RBS mostra ainda que alguns dos reservatórios têm recursos previstos para recuperação. No RN, a barragem Passagem das Traíras tem assegurado recursos da ordem de R$ 1,17 milhão. Já o Gargalheiras tem previstos R$ 2,8 milhões para reforma.
As barragens de Barbosa de Baixo e Riacho do Meio, que são de propriedade privada, assim como a barragem de Calabouço (estatal), não apresentam previsão de recursos para recuperação, segundo as informações que constam no relatório da ANA.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Mairton França, em contato com a reportagem do DE FATO, disse que a barragem Passagem das Traíras já teve a licitação para o projeto de avaliação dos danos concluída e em breve estará sendo assinada a ordem de serviço. Com relação à barragem de Calabouços, ainda não existem recursos no orçamento para abrir a licitação.
Já com relação ao Marechal Dutra “Gargalheiras”, ele disse que o reservatório é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “A obra do Gargalheiras é de responsabilidade do Dnocs. O departamento de fato já disponibiliza de recursos e não sei por que a obra não começou, mas não cabe a nós falarmos sobre isso. Sei que o Dnocs tem a intenção de ampliar e recuperar as fissuras que há na parede da barragem. O projeto está pronto e já poderia ter sido licitado. Mas, cabe ao órgão responder”, disse Mairton França.
Das 45 barragens, 25 pertencem a órgãos e entidades públicas, segundo a agência.

Servidores estaduais paralisam atividades em protesto ao governo Fátima Bezerra Dia Estadual de Luta em Defesa dos Serviços Públicos tem...